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Políticas curriculares: impactos na pesquisa e nas práticas docentes

V Colóquio Brasileiro Educação
na Sociedade Contemporânea

24a27
de outubro de 2016


CAMPUS DA UFCG CAMPINA GRANDE-PB

Grupos de Trabalhos

GRUPOS DE TRABALHO APRESENTAÇÃO COORDENADORES/AS
GT 1

Crianças, infâncias e educação infantil

O GT se propõe a discutir relatos de experiências e resultados de pesquisas ou pesquisas em
andamento que tenham como ênfase: Formação docente na Educação Infantil. Práticas educativas e políticas
públicas para Educação Infantil. Relação Cuidar-Educar. Currículo Oficial para a Educação Infantil e a
formação do sujeito social desde a primeira infância. Produção de conhecimentos em contextos educacionais
para bebês. Educação de crianças pequenas em diferentes realidades, espaços e contextos.
  • Profa. Dra. Kátia Patrício B. Campos (UFCG/UAEd)
  • Profª Ms. Ivanilda Dantas de Oliveira
  • Profª Ms. Maria Betania Barbosa da Silva
GT 2

Políticas de Avaliação Externa, Currículo e Trabalho Docente

Nos últimos anos, intensas mudanças no papel do Estado apontam para o predomínio de sua face
avaliadora e gerencial, preocupado com o controle dos resultados e estatísticas educacionais, mas pouco
comprometido com o financiamento e com a melhora efetiva dos processos educativos e com as condições de
trabalho dos professores. O modelo gerencial de qualidade total e a cultura do desempenho e da
performatividade estão intensificando a competição e a obsessão dos indivíduos e dos sistemas por alcançar
determinados índices numéricos, os quais muitas vezes são fabricados e não refletem a realidade das escolas,
dificilmente repercutindo numa efetiva melhora dos processos de Ensino-Aprendizagem. Considerando esse
retorno do neotecnicismo e o acirramento das tendências de mercado na educação, o presente GT se propõe a
discutir as implicações e repercussões dos mecanismos de avaliação externa nas políticas curriculares, nas
práticas e metodologias de ensino e nas condições de trabalho dos docentes dos diferentes níveis educativos.
  • Profa. Dra. Luciana Leandro da Silva (UFCG/UAEd) e Prof. Dr. Álvaro Moreira Hypolito (UFPel)
GT 3

Literatura infantil e formação de leitores

O GT tem como finalidade reunir trabalhos que discutam a análise de obras literárias infantis em
prosa ou poesia; abordagens do texto literário na educação infantil e nos anos da primeira fase do ensino
fundamental; a relação entre literatura infantil e formação do leitor; a leitura da ilustração nos livros
literários dirigidos à infância e a formação docente para o trabalho com o livro literário infantil.
  • Profa. Dra. Fabiana Ramos (UFCG/UAEd)
  • Profa. Ms. Fabíola Cordeiro de Vasconcelos (UFCG/UAEd)
GT 4

Formação de professores e educação para a diversidade

Espaço aberto para a apresentação e discussão de pesquisas e relatos de experiências referentes
à formação de professores e práticas curriculares para a educação de: pessoas com deficiências, indígenas,
do campo e afro descendentes, bem como à análise das políticas de educação inclusiva implementadas pelos
vários entes federados.
  • Profa. Dra. Niédja Maria F. de Lima (UFCG/UAEd)
  • Profa. Dra. Shirley Barbosa das N. Porto (UFCG/UAEd)
GT 5

História e Geografia: concepções teórico- metodológicas de ensino na Educação Básica

O GT visa discutir contribuições científicas que contemplem os seguintes aspectos temáticos: A
relação entre ensino de História e metodologia do ensino. O ensino e a pesquisa em História na escola
básica. Ensino de História e pesquisa docente.A pesquisa na formação de professores para o ensino de
História e geografia na Educação Básica. Concepções teórico-metodológicas para o ensino de Geografia. As
escalas de estudo da Geografia na escola. O estudo do meio como metodologia de ensino e pesquisa da
Geografia na escola. A linguagem cartográfica no ensino de Geografia. Livro didático de História e de
Geografia: concepções teórico-metodológicas. Material paradidático e ensino de História e Geografia. Ensino
de História e Geografia e profissão docente.
  • Profa. Dra. Keila Queiroz e Silva (UFCG/UAEd)
  • Prof. Dr. Paulo Sérgio Cunha Farias (UFCG/UAEd)
  • Profa. Dra Sônia Maria de Lira (UFCG/UAG)
GT 6

Pedagogia da Brincadeira na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Nosso objetivo é por em discussão estudos, pesquisas e vivências que reflitam o corpo, o uso das
brincadeiras em creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental. Reflexões sobre o corpo, o jogo e as
brincadeiras no currículo escolar. Representação da pedagogia lúdica na escola.
  • Prof. Dr. José Luiz Ferreira Acadêmico: Guilherme Lima de Arruda
  • Simone Araújo Salvino
GT 7

Linguagens e tecnologias na educação: práticas e pesquisas

Este grupo de trabalho tem o objetivo de reunir e discutir pesquisas, concluídas ou em
andamento, que focalizem a temática das práticas de linguagens e das tecnologias, acolhendo trabalhos que
realcem práticas ou reflexões teóricas, no sentido de instigar conhecimento sobre o fenômeno das práticas de
linguagens na era digital, de modo que se possa refletir uma educação na perspectiva dos multiletramentos na
contemporaneidade.
  • Profa. Dra. Rossana Delmar de Lima ARCOVERDE (UAEd/POSLE/UFCG)
  • Profa. Ms. Cristiani Pereira de Morais Gonzalez
  • Maraiza de Moraes Valentim Araújo (POSLE/UFCG)
GT 8

Fundamentos, práticas e processos educativos na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

O GT se propõe a acolher trabalhos frutos de pesquisas e de experiências pedagógicas que
problematizem os seguintes temas: Fundamentos e concepções da educação de jovens e adultos. Movimentos
sociais, educação e esfera pública. História e características das lutas e dos movimentos populares pela
educação. As práticas educativas dos movimentos sociais para a educação de jovens e adultos. O ensino e a
aprendizagem de jovens e adultos trabalhadores. Alfabetização e educação básica de jovens e adultos
trabalhadores. Formação político-pedagógica de professores para a educação de jovens e adultos. Princípios
para a construção do currículo na educação de jovens e adultos. Concepções e práticas de ensino dos
conhecimentos curriculares na alfabetização e educação básica de jovens e adultos. Planejamento, execução e
avaliação de projetos de ensino para a alfabetização e educação básica de jovens e adultos. Recursos
didáticos para a educação de jovens e adultos.
  • Profa. Dra. Edileuza Custódio
  • Profª. Drª. Valdecy Margarida da Silva (UEPB)
  • Profª. Drª. Elizabete Carlos do Vale (UEPB).
GT 9

Gêneros textuais, ensino e práticas de letramento

Este grupo de trabalho (GT) tem como objetivo reunir trabalhos que reflitam sobre os gêneros
textuais como ferramenta para o ensino de língua portuguesa e elemento desencadeador das práticas de
letramento na escola. Busca refletir sobre a problemática da noção de gêneros, bem como sobre o desafio de
trabalhar os gêneros na sala de aula de forma que expanda as práticas de letramento dos alunos na educação
básica. As reflexões apresentadas devem aderir a concepção de que os gêneros são configurações textuais
relativamente estabelizadas pelo uso, associadas a diversas atividades de linguagem. Entende-se, neste GT,
que a presença quase dominante dos gêneros no ensino de línguas não é garantia para um trabalho respaldado
em fundamentos epistemológicos claros que expandam o letramento dos alunos na Educação básica, mas que o
sucesso no processo de ensino e aprendizagem do professor que assume os gêneros como ferramenta
indispensável para se trabalhar com a leitura e a produção textual depende, entre outros fatores, do
conhecimento sobre a teoria dos gêneros, do processo de didatização e das experiências docentes com os
gêneros em diversos contextos de comunicação. O GT prioriza pesquisas que que privilegiem o trabalho com os
gêneros textuais na sala de aula, no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio.
  • Profa. Dra. Maria de Fátima Alves (UAEd/UFCG)
  • Profa. Dra. Fabiana Ramos (UAEd/UFCG)
  • Profa. Dra. Roziane Marinho Ribeiro (UAEd/UFCG)
GT 10

Educação matemática

O GT Educação Matemática busca socializar trabalhos de pesquisa e extensão relacionados à
Educação Básica que tratem dos seguintes aspectos:Propostas curriculares no ensino da Matemática; Formação
de professores; Metodologia do Ensino da Matemática; Avaliação no Ensino de Matemática; Uso de materiais
didáticos no Ensino de Matemática; História da Matemática; Matemática na Educação do Campo; Instrumentos
tecnológicos no ensino de Matemática; Ensino de Matemática na Educação Especial e Educação Matemática de
Jovens e Adultos.
  • Prof. Dr. Pedro Ribeiro Barbosa (UFCG)
  • Profª. Ms. Alexsandra Felix de Brito (UFCG)
  • Profª. Dr. Maria Betânia Sabino Fernandes (UFPB)
  • Profa. Ms. Maria José Neves de Amorim Moura (UEPB)
GT 11

Diversidade, práticas educativas e produção do conhecimento

Este GT objetiva discutir pesquisas e reflexões teórico-metodológicas acerca de práticas
educativas escolares e não escolares relativas à diversidade dos sujeitos e dos processos contemporâneos de
produção de conhecimentos. Acolhe trabalhos resultantes do diálogo de saberes de profissionais da Educação,
da Psicologia, da Educação Especial e de áreas afins. Coordenadores:
  • Prof. Dr. Dorivaldo Alves Salustiano (UFCG/UAED)
  • Prof. André Augusto Diniz Lira (UFCG/UAEd).
GT12

Educação do campo: políticas, currículo e práticas

O GT se propõe a acolher trabalhos, frutos de pesquisas e experiências pedagógicas e educativas,
que reflitam e problematizem os seguintes temas: Políticas curriculares, Educação Básica e Educação Superior
do/no Campo: desafios e perspectivas. Currículo e práticas educativas no contexto das escolas do campo.
Práticas formativas e docência em escolas do campo. Educação do Campo, prática docente e construção do
currículo em escolas do campo.
  • Profa. Dra. Fernanda de Lourdes Almeida Leal (UAEd-CH/PPGEd-UFCG)
  • Profa. Dra Maria do Socorro Silva (UAEDUC-CDSA/PPGEd-UFCG)
GT 13

Políticas educacionais, formação e trabalho docente no Brasil contemporâneo

Discutiremos neste GT resultados de estudos científicos com enfoque nos seguintes aspectos:
Estado e políticas educacionais no Brasil contemporâneo. Políticas e programas de formação inicial e
continuada de professores da educação básica. Regulações e condições do trabalho docente.
  • Profª. Drª. Andréia Ferreira da Silva (UFCG/UAEd)
  • Profª. Drª. Melânia Mendonça Rodrigues (UFCG/UAEd)
GT 14

Direito à cidade e cidadania

Direito a cidade, cidadania e políticas públicas de formação. Formação em direito a cidade e
participação. Escola, movimentos sociais e formação do espaço urbano. Memória e patrimônio histórico, cidade
e poder local. Construção da cidadania. Meio ambiente e sustentabilidade.
  • Profª. Drª. Edjane Esmerina Dias da Silva (UFCG)
  • Especialista Olindina Iona Ramos (UFCG)
  • Profª. Drª. Hermilia Junqueira Ayres (UFCG)