Informações: (83) 2101-1213 | (83) 2101-1057
Políticas curriculares: impactos na pesquisa e nas práticas docentes

V Colóquio Brasileiro Educação
na Sociedade Contemporânea

24a27
de outubro de 2016


CAMPUS DA UFCG CAMPINA GRANDE-PB

Homenagem ao Maracatu

5ª Edição do COBESC homenageará o Maracatu


Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo festivo, com teatro, música e dança. A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei Congo.

Mantendo viva a tradição de mais de 300 anos, o ritmo do coração do nordeste brasileiro encanta e agrega conhecimento através de suas músicas, danças e cantos. Dá-se o estabelecimento de identidades culturais que entre a história e a antropologia, consolidam tradições e legitimam uma série de valores, classes e políticas culturais.
Por esse motivo, que a 5ª Edição do Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea prestará uma justa homenagem a essa expressão cultural tão rica e presente na Região do Nordeste brasileiro. E para marcar essa homenagem durante o COBESC, serão realizadas apresentações do Grupo Tradicional Campinense, o MaracaGrande e a identidade visual do evento faz parte da coleção Maracatu, criada pelo designer carioca Wagner Campelo.

 


Conheça mais

MaracaGrande (Visite o Site)

maracagrande
Foto: Marcinha Lima

O Grupo de Percussão MARACAGRANDE foi fundado em Campina Grande no Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro de 2009. Nasceu da idealização de Thiago Barbosa da Silva, o TARTA, músico percussionista natural de Recife que residente em Campina Grande desde os 02 anos de idade. Sua história profissional está ligada a experiência com bandas e artistas locais e em trabalhos em trilhas sonoras de filmes de curta metragem.

A ideia inicial era dar continuidade a um Movimento Cultural que se expressava, informalmente, a cada ano no Parque do Povo, dentro dos festejos do Maior São João do Mundo no objetivo de contribuir no processo de afirmação das referências culturais da nossa região, buscando resgatar raízes da cultura negra e acender o gosto da população pelo Maracatu, Ciranda, Côco de Roda, Afoxé e demais manifestações tradicionais outrora presentes em toda Paraíba bem como no Nordeste.

O nome MARACAGRANDE vem da junção de Maracatu (ritmo que fez nascer o grupo) e Campina Grande (cidade natal do grupo) e é com sua identidade sonora que hoje o MaracaGrande se faz presente em diversas manifestações sociais tanto de caráter acadêmicos como festas ou eventos populares. O Grupo é composto por percussionistas distribuídos em alfaias, caixas, timbal, abês, agogôs, Gonguê e cowbell.

Wagner Campelo (Visite o Site)

maracatu01
Coleção Maracatu – Wagner Campelo

Graduado pela Escola de Belas Artes da UFRJ e pós-graduado em Design de Estamparia pela faculdade SENAI-CETIQT, Wagner Campelo trabalha com estampas, padronagens, cores… e o design de superfície possibilita um campo praticamente ilimitado em termos de imaginação e criatividade.

Com mais de 20 anos de experiência profissional, Wagner têm estampas vendidas nos EUA, Europa, Ásia e Brasil. Desenhos publicados em cinco edições da Texitura, revista internacional de tendências para estamparia, e em dois livros da Zeixs, editora alemã especializada em publicações sobre design. Minhas estampas e padronagens estão sendo utilizadas na decoração de interiores pela Deny Designs; por alguns estilistas de moda praia, como a Lybethras Swim e Mariskal; e também em papelaria, através da Muresco.

O Trabalho desenvolvido pelo designer é diversificado e eclético. Com predileção por estampas que aliem formas e cores numa linguagem simples, gráfica e alegre, Wagner também gosta de usar fotografias, tiradas por ele, na criação de padrões pouco convencionais.

Wagner atualmente trabalha como designer freelancer e é professor dos cursos de graduação e pós-graduação do SENAI-CETIQT, no Rio.